22 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL SEM CARRO
- Jefferson Leite
- 22 de set. de 2024
- 4 min de leitura
TOUR COM A EUREKA COWORKING E SEU PROJETO SOCIAL BIKE TOUR SP.
Todo dia 22 de setembro é comemorado o DIA MUNDIAL SEM CARRO, uma data que serve para chamar a atenção para a importância e urgência de diminuir o uso de automóveis e fomentar o uso de outros meios de transporte, como ônibus, metrôs, patins, patinete, trens, dezenas de outros meios de transporte, e porquê não, a famosa magrela: a bicicleta. Essa data é comemorada há mais de duas decadas e anualmente diversos movimentos ao redor do mundo organizam ações e mobilizam pessoas em prol dessa causa.
E o que isso tem a ver com Turismo? Tem tudo a ver! E foi isso que a Eureka Coworking e a Bike Tour SP me mostraram hoje.
Eureka Coworking é uma empresa fundada em 2014 por Daniel e Fanny Moral, que oferece uma série de serviços e espaços físicos com toda estrutura que uma empresa precisa para funcionar, como salas, mobiliário, internet, equipe sempre presente que cuida do espaço, etc.
E eles são criadores e apoiadores do projeto BIKE TOUR SP, que une turismo, cultura e solidariedade, apoiando algumas instituições sociais, como a MISSÃO CENA (Clube de Esperança Nova Aurora), projeto social que atua há mais de 37 anos na Cracolândia e a NABEM (Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes), uma organização que proporciona amparo social e emocional, com diversos projetos.
Há alguns dias atrás, Daniel, Fanny e sua equipe, através da Eureka, convidaram alguns funcionários de empresas que atuam nos espaços de coworking da Eureka para fazer um passeio de bike pela Avenida Paulista, para conhecer alguns pontos de interesse turístico e de importância histórica que ficam na famosa avenida, com o projeto Bike Tour SP.
Mas, antes de iniciar o tour, fomos recebido no rooftop do prédio da nova unidade da Eureka, na Paulista, com um café da manhã delicioso, além de um cupcake e uma camiseta personalizada.
O tour começou na frente do shopping Top Center, altura 854 da Av. Paulista. Alí, nos encontramos com a equipe do projeto, que nos ajudou com as bicicletas e o equipamento de segurança - todos fornecediros pelo próprio projeto - além de nos darem orientações de segurança e informações sobre como funciona o tour.
Pois bem, uma Guia de Turismo, em uma bicicleta com uma caixa de som, vai levando o grupo pelas atrações da avenida. A cada parada um audio explica sobre aquele lugar que estamos observando enquanto estamos sentados na bicicleta.
Além do audio, a Guia sempre fazia novos comentarios, com informações e detalhes sobre os lugares que estávamos vendo, orientações sobre o funcionamento dos locais. Muito bacana!
A primeira parada foi na frente à Casa das Rosas. O audio começa explicando sobre o projeto e, em seguida, conta a histórica da mansão e também da Japan House, que podíamos ver do outro lado da avenida.
Paramos para conhecer os seguintes pontos:
CASA DAS ROSAS
JAPAN HOUSE
ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES
AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA (BRIGADEIRO)
FIESP
PALACETE FRANCO DE MELLO
PARQUE MARIO COVAS
CONJUNTO NACIONAL
INSTITUTO MOREIRA SALLES (IMS)
MASP
O tour durou cerca de 2 horas e 20 minutos, e o ritmo de pedalada é bem leve. Foi muito divertido, interessantíssimo e rico em informações. Foi incrível poder conhecer esses pontos turísticos a partir de uma perspectiva diferente: em cima de uma bike. Andar pela Av. Paulista é um mix de emoções, um grande encontros de culturas e sons, com pessoas diversas e muita música por todos os lados. Em dias de sol e calor como o de hoje fica bem movimentado. Hoje começou a primavera e fez 32 graus na cidade de São Paulo.
O mais legal é que o projeto Bike Tour SP atua durante todo o ano, não apenas em datas especiais. Eles têm vários roteiros além da Av. Paulista, como Centro, Av. Faria Lima, Parque Ibirapuera, Vila Madalena, entre outras atividades que fazem.
O tour é gratuito e é solicitado apenas a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis por participante, que são doados às instituições NABEM e CENA, mencionadas acima.
É possível acompanha-los através das redes sociais, como pelo Instagram @biketoursp, e também pelo site biketoursp.com.br. Para reservar seu lugar nos próximos passeio, é só clicar aqui.
O turismo pode desempenhar esse pape importantíssimo ao unir empresas em prol de projetos sociais, conectar pessoas e transforma-las em turistas, às vezes em sua própria cidade. É uma ferramenta de fomento à cultura, à solidariedade e à união das pessoas.
Particulamente, para mim, que ama dar um peão de bike por aí, comemorar essa data, aproveitar essa oportunidade e fazer o tour foi muito prazeroso. Certamente vou me tornar um participante frequente do projeto.
Em breve, vou falar mais sobre cada um desses locais que visitamos hoje, são de extremo interesse turístico para a cidade de São Paulo.
Até breve!
Seguem algumas fotos do rolê:
Por Jefferson Leite.
Comments